24/09/2003

O chat do Comunique-se

"Vivência cultural te faz melhor jornalista"




Blogs, fotologs e o Caso Gugu foram alguns dos temas abordados durante o "Papo na Redação" desta quarta-feira (24/09) com Cora Rónai, editora do caderno de Informática e colunista do jornal O Globo. "Acho o blog uma caixa de ressonância genial pra gente ouvir os leitores. E os blogs modificam o jornalismo na medida em que os leitores que têm blogs passam a ser, de certa forma, 'colegas'. As pessoas começam a buscar as informações por nomes de outras pessoas, e não por griffes", disse ela, ao responder uma das perguntas dos usuários que participaram do chat.

"O papo foi muito bom. O pessoal é simpático e encontrei vários amigos", comentou Cora.

Leia o "Papo na Redação" com Cora Rónai:



[14:56:53] - Paulo R. Treib (Diretor - Produtos - Gazeta do Sul - RS - Santa Cruz do Sul) pergunta para Cora Rónai: Cora: é verdade a estória de que você era uma fã juramentada de PC/WINDOWS e quando conheceu o iMac foi amor à primeira vista. Este amor continua ou foi um namoro de verão ?

Cora Rónai responde: Nunca fui fã do Windows, muito menos juramentada. Mas me apaixonei pelo iMac sim. Paixão platônica, infeli$$mente...

[14:58:19] - Aline Canejo (Estagiária - Bayer) pergunta para Cora Rónai: Boa tarde, Cora! Acompanho sempre sua coluna em O Globo e gosto muito dos temas focados, principalmente a sua especilidade - a Informática. Estou fazendo minha monografia em cima justamente dos blogs. Você foi uma das primeiras jornalistas brasileiras a utilizarem tal ferramenta. Como acha que ela modifica o Jornalismo?

Cora Rónai responde: Acho o blog uma caixa de ressonância genial pra gente ouvir os leitores. E os blogs modificam o jornalismo na medida em que os leitores que têm blogs passam a ser, de certa forma, "colegas". As pessoas começam a buscar as informações por nomes de outras pessoas, e não por griffes.

[14:59:37] - Fábio Santos (Assessor de Comunicação - Admédico) pergunta para Cora Rónai: Boa tarde, é uma prazer estar aqui. Qual é a sua formação? Como você avalia o papel do cumunicador no mundo dos negócios?

Cora Rónai responde: Não sou formada em nada. Não fiz universidade. Comecei a trabalhar aos 17 anos. Mas leio absolutamente tudo que cai na minha frente desde que me tenho por gente...

[15:00:31] - Rita Braune (Web Designer - Rita Braune) pergunta para Cora Rónai: Querida Cora, fui testemunha há mais ou menos 8 anos, quando você e a Cristina De Luca criaram a primeira página em Hot Dog do Globo on Line. Você tinha um modem jurássico, instalou numa salinha do globo e mostrou a página para um Diretor do Globo que apostou na novidade. Agora com a fotografia digital e tudo o mais eu pergunto: em que você apostaria de novo? Um grande beijo e saudades.

Cora Rónai responde: Ritinha!!! Saudades!!! Neste momento estou apostando numa comunicação muito rápida, muito visual. Fotolog é um exemplo.

[15:03:18] - Valmir Moratelli Cassaro (Repórter - Editora Globo - RJ) pergunta para Cora Rónai: Boa Tarde, Cora. É um prazer dividir esta tarde com você, via Web. Você acredita na Internet como meio socializador e dissipador de diferenças sociais? Como você encara o desafio de se fazer um caderno de informática num jornal de grande circulação para um país ainda tem um inexpressivo entendimento desse tipo de tecnologia?

Cora Rónai responde: Acredito sim. Mesmo que a Internet não esteja sendo usada diretamente por quem se beneficia dela. Digamos, um agricultor no interior, que nunca vai chegar perto de um computador; mas o técnico em agricultura que ele conhece vai, e vai poder transmitir mais e melhores informações para ele. Quanto ao caderno, bem, ele é feito para uma parcela pequena da população, naturalmente. Mas até quem compra jornal hoje é uma parcela pequena da população, não?

[15:04:47] - Valmir Moratelli Cassaro (Repórter - Editora Globo - RJ) pergunta para Cora Rónai: Cora, o desafio da alfabetização digital é algo que o país terá que enfrentar de frente mais cedo ou mais tarde. E quanto mais rápido tomar decisões, mais preparado estará para o futuro. As políticas governamentais neste setor têm sido bem aplicadas?

Cora Rónai responde: De jeito nenhum. A importância da TI (tecnologia da informação) ainda não foi devidamente compreendida pelo governo. Nenhum governo.

[15:05:27] - Aline Canejo (Estagiária - Bayer) pergunta para Cora Rónai: Por falar em fotolog, aquela do saleiro iluminado em sua coluna foi genial.

Cora Rónai responde: Pra você ver, Aline! Aquela foto foi feita com um Palm Zire, quer dizer: menos do que uma xereta... ;-)

[15:07:24] - Felipe Vogel (Outros - SKAssociados) pergunta para Cora Rónai: Você adota algum critério para escolher as matérias de capa do caderno de informática?

Cora Rónai responde: Critério básico: o assunto tem que ser interessante. Depois, a matéria tem que estar bem escrita -- o que, modéstia à parte, no Info etc. é praticamente normal. A equipe é ÓTIMA... :-)

[15:07:59] - Aline Canejo (Estagiária - Bayer) pergunta para Cora Rónai: Você disse que não cursou nenhuma faculdade. Acredita que a boa formação é hereditária, visto que você é filha do Paulo Rónai? Literatura de pai passa para filho?

Cora Rónai responde: Literatura não passa, mas gosto por literatura sim. Gosto por estudo, no sentido mais amplo da palavra, também.

[15:09:12] - Leonardo Castro (Estudante - "Apple") pergunta para Cora Rónai: Na sua opinião, por que os produtos da Apple não têm um grau maior de aceitação aqui no Brasil, além do fato de serem relativamente alto seus preços ?

Cora Rónai responde: O preço é o principal problema. Mas, além disso, a Apple não conseguiu criar uma "cultura Apple" quando ainda poderia ter feito isso, isto é, quando a informática estava começando a se desenvolver por aqui. E por lá, claro...

[15:10:10] - Rita Braune (Web Designer - Rita Braune) pergunta para Cora Rónai: Você acha que o E-Learning pode ser uma onda nova na Internet?

Cora Rónai responde: Não sei se é onda; essas coisas às vezes começam com muito barulho, depois, claro, deixam de ser novidade. Mas isso não quer dizer que elas não continuem lá.

[15:10:49] - Silvia Caseiro (Redator - Editora Net Alpha) pergunta para Cora Rónai: Olá Cora, sou redatora e assessora de imprensa do site Guia Planeta, gostaria de saber quais os critérios são adotados para repercussão de uma notícia, cuja informação vem da assessoria de imprensa de uma empresa desconhecida?

Cora Rónai responde: Se o assunto for interessante, terá repercussão.

[15:11:02] - Felipe Vogel (Programador Analista - Comunique-se) pergunta para Cora Rónai: Você acredita no fim da pirataria de software?

Cora Rónai responde: Não. Graças a Deus.

[15:12:18] - Ronize Aline Abreu (Freelancer) pergunta para Cora Rónai: Você acha que com o sucesso do Fotolog, os blogs podem ser deixados um pouco de lado?

Cora Rónai responde: Olá, Ronize! Acho que os flogs são uma evolução natural dos blogs. A comunicação é mais rápida, flui melhor. Mas isso só vale para gente que se comunica bem visualmente. Os blogs sempre terão o seu... uh, "espaço".

[15:13:41] - Marcelo Souza (Profissional Contratado - Ferreira de Souza) pergunta para Cora Rónai: Pelo que me lembro, o Millôr Fernandes foi um dos primeiros grandes jornalistas, escritores, pensadores, artistas consagrados, que não tiveram medo de se aliar à tecnologia para facilitar o seu trabalho. Qual foi sua influência para isso ?

Cora Rónai responde: Nós começamos juntos. Na verdade, ele se interessou antes de mim, mas eu acabei me empolgando antes. Compramos máquinas simultaneamente (em 86) e vivemos juntos essa experiência. A diferença é que eu ainda estou viajando nessa e ele já deu a volta por cima e já retornou ao bico de pena... ;-)

[15:15:11] - Fausto Rêgo (Jornalista - Rits - RJ) pergunta para Cora Rónai: Oi, Cora. Você começou o seu blog muito antes de O Globo ter a (ótima) idéia de criar blogs para seus colunistas. Queria saber como se deu esse processo interno de discussão do uso dos blogs pelo jornal e se vocês, do caderno de Informática, participaram dessa discussão.

Cora Rónai responde: Bom, na verdade, a idéia de se criar blogs lá foi minha. Mas eu apenas dei essa idéia, e o pessoal do Globo On levou em frente. O Info etc. não teve nada a ver com o desenvolvimento posterior da idéia, embora algumas pessoas que escrevem para nós, como a Cris, o Cat e Gravatá tenham se empenhado muito nos testes e nas sugestões. Beijo grande, Mosca!!!

[15:15:53] - Valmir Moratelli Cassaro (Repórter - Editora Globo - RJ) pergunta para Cora Rónai: Cora, muito se fala dos muitos benefícios trazidos ao jornalismo pela informática, entre eles a visível praticidade. Você conseguiria apontar alguns fatores negativos?

Cora Rónai responde: Negativos? Hmmm. Taí. Com a possível exceção do fato de que agora a casa da gente passa a ser uma extensão da redação, nenhum.

[15:17:37] - Fábio Santos (Profissional Contratado - Admédico) pergunta para Cora Rónai: o que você está lendo?

Cora Rónai responde: Vivir para contarla, de Garcia Marquez; Balzac and the little chinese seamstress, de um autor chinês cujo nome não me lembro nunca, teria que pegar o livro na mesinha de cabeceira; a National Geographic deste mês; mais uma pilha de revistas sobre foto digital e aparellhos wireless, meu xodó do momento. E o New Yorker.

[15:19:42] - Leonardo Castro (Estudante - "Apple") pergunta para Cora Rónai: `ex-diretor de marketing da Apple fala sobre seus ex-colegas e diz que é culpa deles a Apple não ser uma empresa de sucesso. Em uma carta aberta ao blog Apple Computer History, Michael Mace acusa seus ex-colegas de estupidez grupal e diz que a companhia foi destruída por uma cultura doente e desfuncional. 'A Apple Computer como um todo é uma falha total'`, por Felipe Cichini. Comente por favor.

Cora Rónai responde: Eu não conheço a "cultura Apple" da porta pra dentro, mas acho que a empresa cometeu uma série de erros fenomenais ao longo da sua existência. Apostar no mercado estudantil quando quem dá as cartas é o mercado corporativo, arrogância, soluções extremamente verticalizadas, por aí vai... Aqui no Brasil, pode acrescentar péssimo suporte aos usuários.

[15:21:26] - Valmir Moratelli Cassaro (Repórter - Editora Globo - RJ) pergunta para Cora Rónai: Tratar com leveza um assunto que pode parecer técnico é uma boa saída para conquistar o leitor. Um ?Caderno de Informática? deve receber o mesmo tratamento que outros suplementos do jornal ou é visto como produto diferenciado?

Cora Rónai responde: Lá no Globo, pelo menos, a impressão que eu tenho é que somos umas espécies de ETs. Acho isso bom, porque, na maior parte das vezes, não podemos ser "iguais" ao resto do jornal. Por exemplo, se fossemos grifar todas as palavras estrangeiras, ia ser um transtorno...

[15:22:31] - Rita Braune (Web Designer - Rita Braune) pergunta para Cora Rónai: Cora, você acha que uma pessoa pode iniciar na fotografia digital sem ter uma formação na fotografia tradicional?

Cora Rónai responde: Claro! Talvez seja até melhor. O que sempre é bom, naturalmente, é que a pessoa tenha uma idéia do que é a fotografia; veja o trabalho de outros fotógrafos; conheça os clássicos. Enfim, treine o olho, saiba o que veio antes...

[15:23:32] - Ronize Aline Abreu (Freelancer) pergunta para Cora Rónai: Você diria que o leitor do Info etc. é o habituado à tecnologia e que quer estar atualizado ou o neófito que procura orientação?

Cora Rónai responde: Muito misturado, Ronize. Quando a gente dá uma matéria mais técnica, o pessoal light reclama; quando a gente dá matérias leves, os antigos ficam chateadíssimos com a gente e dizem que estamos traindo a causa.

[15:25:43] - Gabriel Damásio de Oliveira (Estudante - UFS - Aracaju) pergunta para Cora Rónai: Cora, gostaria que você falasse um pouco da sua época de jornalismo cultural. Essa bagagem te ajuda ao trabalhar na editoria de Informática?

Cora Rónai responde: Eu trabalhei sempre na área cultural. Comecei a escrever sobre informática em ... 86, ou 87, não lembro bem... você não era nascido... no JB. O fato de ter vindo da área cultural permitiu, acho, que, desde cedo, eu tratasse a TI como uma revolução de costumes, e não apenas como tecnologia pura e simples. Vivência cultural te faz melhor jornalista de qualquer coisa, não só informática.

[15:27:46] - Nivaldo Nocelli (Freelancer) pergunta para Cora Rónai: Cora, tenho lido suas manifestações a respeito da polêmica atuação da indústria fonográfica (RIAA) na questão da troca de arquivos musicais no formato MP3. Qual o desfecho que você imagina para essa questão?

Cora Rónai responde: Não sei. Não estou otimista. O jogo está cada vez mais bruto, e as pessoas se intimidam com isso. De qualquer forma, acho que duas coisas são incontestáveis: 1) O gênio saiu da garrafa, isto é, sempre haverá troca online, ainda que, aos poucos, passe a ser uma atividade clandestina ou fora da lei; 2) O modelo de negócios das gravadoras já era. Ou elas mudam, ou morrem.

[15:28:25] - Fábio Santos (Profissional Contratado - Admédico) pergunta para Cora Rónai: Quantos anos vão passar até que o Brasil alcance níveis aceitáveis de inclusão digital?

Cora Rónai responde: Rapaz! Quantos anos ainda vão se passar até que o Brasil alcance níveis aceitáveis de inclusão, pura e simplesmente?!

[15:29:08] - Bruno Sabóia Pinto (Jornalista - Revista Neurônio) pergunta para Cora Rónai: De que maneira o meio acadêmico pode contribuir mais para o processo de democratização do acesso à informática, por parte de pessoas desfavorecidas?

Cora Rónai responde: Trabalhando voluntariamente em ONGs que se dedicam à difusão da informática, por exemplo, pode ser uma forma legal de contribuir.

[15:30:20] - Bruno Sabóia Pinto (Jornalista - Revista Neurônio) pergunta para Cora Rónai: Em relação à sua resposta para a Ronize, qual é a receita para o meio termo, e agradar a todos? Existe ou é papo furado?

Cora Rónai responde: Não dá para agradar a todos. Quando eu publico foto de gato, tem leitor que reclama; quando eu fico muito tempo sem publicar foto de gato, tem leitor que reclama. A gente se acostuma com isso. Desde que agrade a pelo menos 50% dos leitores, já tá bom, né?

[15:33:26] - Rita Braune (Web Designer - Rita Braune) pergunta para Cora Rónai: Qual foi a matéria que você mais gostou de fazer?

Cora Rónai responde: Recentemente, acho que a MacWorld em que foi apresentado o iMac, porque consegui roubar uma revista Time do bolo que desembarcou comigo em São Francisco, e que só ia para as bancas no dia seguinte (segunda); quando cheguei no hotel, postei as fotos da capa e da máquina, dei a descrição toda que ninguém tinha, fiz um carnaval. Claro que fotografei a revista ao lado do meu Thinkpad IBM... só pra chatear. Isso, no blog. Depois me encontrei com Steve Jobs "a nível de gente, enquanto pessoa" e isso foi muito bom; contar essa aventura toda foi uma grande experiência.

[15:33:42] - Fábio Santos (Profissional Contratado - Admédico) pergunta para Cora Rónai: Quantos Reais você acha saudável investir para ter um bom equipamento?

Cora Rónai responde: O máximo que você puder! Sempre.

[15:34:31] - Ronize Aline Abreu (Freelancer) pergunta para Cora Rónai: E a sua carreira de escritora, como foi influenciada pela informática?

Cora Rónai responde: A minha carreira de escritora praticamente acabou desde que passei a editar o Info etc. Esta é a única influência que consigo notar...

[15:36:34] - Raphael Perret (Assessor de Comunicação Social - Previ-Rio) pergunta para Cora Rónai: Oi, Cora, tudo bem? Você é fã inveterada de blogs e fotologs. Você acha que eles têm potencial para se tornarem ferramentas jornalísticas? Se sim, o que falta?

Cora Rónai responde: Aê, Raphael!!! É claro que eles têm. Os blogs, certamente, já se incorporaram à paisagem da "mídia" e, como provam alguns blogs americanos e aquele jornalista que foi sozinho pro Iraque, com patrocínio dos leitores, podem vir a ser auto-sustentáveis. Os fotologs não sei bem ainda como vão entrar nisso, mas é lógico que vão; são uma ferramenta de comunicação extremamente poderosa.

[15:38:12] - Gabriel Damásio de Oliveira (Estudante - UFS - Aracaju) pergunta para Cora Rónai: Você já acompanhou os programas de rádio sobre informatica que têm em algumas rádios de São Paulo? Que achou deles? Acha que o jeito de escrever que o Info.etc tem serve também para falar de informática no rádio?

Cora Rónai responde: Sem falsa modéstia, acho que o estilo do Info etc. criou escola, e passou a ser o jeito de se escrever e/ou falar de informática. Não sei se os programas de SP são os mesmos do Rio, mas aqui a influência é marcante. Até porque, volta e meia, são colaboradores do Info etc. que fazem ou dirigem os programas.

[15:40:01] - Bruno Sabóia Pinto (Jornalista - Revista Neurônio) pergunta para Cora Rónai: Falando um pouco de televisão: O que você achou do desfecho do caso Domingo Legal? Foi Punição ou Censura prévia?

Cora Rónai responde: Acho perigoso o precedente mas, por outro lado, acho que nada justifica o que o Gugu fez. A única coisa que não entendi foi a surpresa das pessoas em relação à falsificação da notícia do Gugu. Desde quando aquele programa apresenta alguma coisa que não seja falsa?! A começar pelo Gugu?!

[15:41:24] - Hudson Franco (Diagramador - S/A Estado de Minas) pergunta para Cora Rónai: Como `Maqueira`, você aconselharia alguém a usar uma outra plataforma que não o OS da Apple hoje em dia? Você considera OSX ainda é o melhor? Apesar de dizerem que o MAC ainda é o melhor para produção de artes, publicidades, não estaria na hora de eles começarem a abaixar o preço de seus produtos?

Cora Rónai responde: Eu não sou macintóxica! Eu acho o iMac a máquina mais linda que eu já vi, mas continuo usando PC. Não tive bala na agulha para passar para um iMac. Além disso, como escrevo sobre informática para o público em geral, tenho que usar a plataforma mais comum, ou seja, Windows.

[15:42:32] - Louise Santos (Estudante) pergunta para Cora Rónai: Boa tarde! Atualmente, os jornalistas precisam saber de tudo um pouco. Segundo tuas indicações, o que o estudante precisa saber da área de informática para ter mais chances de entrar no mercado de trabalho?

Cora Rónai responde: O estudante precisa se interessar por tudo. Tem que ter uma curiosidade malsã. Tem que ser uma antena em permanente alerta. Isso basta. Não adianta fazer cursinho disso ou daquilo sem ter real interesse pelo que acontece.

[15:44:00] - Mariana Ribeiro (Estudante) pergunta para Cora Rónai: Boa Tarde!!! Cora, na sua opinião como conciliar a forte concorrência no mercado de trabalho, sem perder a credibilidade, o respeito e a ética?

Cora Rónai responde: Eu ainda sou daquelas pessoas otimistas que acham que a gente vence no mercado de trabalho tendo ética e credibilidade. No dia em que eu deixar de acreditar nisso, vou procurar outra profissão.

[15:45:01] - Bruno Sabóia Pinto (Jornalista - Revista Neurônio) pergunta para Cora Rónai: Sobre a resposta sobre o blog ser ferramentas jornalísticas: Então quer dizer que o Blog não é um fenômeno momentâneo?

Cora Rónai responde: De jeito nenhum. A onda em tornos dos blogs é, mas eles não. É claro que a febre dos blogs é um fenômeno momentâneo, mas a ferramenta blog já é parte do arsenal de quem se comunica.

[15:45:16] - Leonardo Castro (Estudante - "Apple") pergunta para Cora Rónai: O que você tem a dizer para os usuários Windows, que estão cansados de rebootar o pc, conviver com a lerdeza, etc, sobre os MAcs e o sistema operacional Mac OS 10.2 (Jaguar) ?

Cora Rónai responde: Usem Linux.

[15:46:15] - Bruno Sabóia Pinto (Jornalista - Revista Neurônio) pergunta para Cora Rónai: Mais televisão: num tempo em que os programas de fofocas, pegadinhas e outras baboseiras dão a tônica na televisão, de que maneira o jornalismo cultural pode galgar o seu espaço na telinha?

Cora Rónai responde: Será que pode? Pelo que assisto por aí, não tenho muita esperança não. Por outro lado, acho que estão pintando coisas curiosas em televisão na Internet. Talvez a saída esteja por aí.

[Volte pro blog]